quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

7 Dicas para Manter suas Determinações


As decorações de Natal já foram encaixotadas a algum tempo e embora seus pés possam ainda estar doloridos das três semanas que passou nas pistas de dança, é hora de aceitar que o pó do confete da temporada de férias finalmente acabou. Tempo para assumir majestosamente as páginas em branco de um Ano Novo!

Claro que a cada janeiro, vem a mesma velha pergunta: qual é a sua intenção neste Ano Novo? Como você começará do zero? É um tempo que nos desafia a dar uma olhada em nossas vidas diárias e encontrar algumas pequenas maneiras de melhora-la. Este ano, eu tomei uma nova perspectiva para decisões sobre anos novos e estou animada para compartilhar minhas dicas para ajudá-lo a atingir metas mais vantajosas para 2016... e realmente alcançá-las!


Dica #1, Reflita, e olhe pra trás
Quando eu me sento para pensar nas minhas intenções para um novo anovo, eu sempre olho pra trás, para o ano que se passou. Quais foram os obstáculos que eu superei? O que eu fiz bem, e o que eu desejo ter feito melhor? O que eu aprendi em 2015? 
Quando você faz estas perguntas a si mesmo, esperamos que algumas ideias comecem a surgir. Caso não, lembre-se de um amigo! Rememore suas lembranças favoritas que dividiram ou desafios que ajudaram um ao outro , e use isto como uma visão para o ano que se inicia.




Dica #2, Faça uma meta para sua evolução
Enquanto comer bem e exercitar são sempre ótimos para manter a excelência, este ano meu desafio é ser mais pensativo sobre promessas que faço a mim mesma em benefício a outra pessoa. Estou fazendo metas para parar de chegar atrasada sempre. Meu marido é ótimo e paciente ..... mas está irritantemente a tempo pra tudo. Eu, de outra forma, tenho o hábito de me produzir para qualquer encontro, rímel, blush na mão, uns bons cinco – pra quê enrolar – quinze minutos atrasada.  Então quando eu alcançar esta meta, sei que quem irá adorar será meu marido, o que me motiva ainda mais a persistir.




Dica # 3, Faça uma meta para melhorar os outros
Como você fará um esforço para impactar alguém este ano? Esta é uma boa determinação para se fazer em grupo. Encontre com seus amigos e pensem em uma forma de ajudar a vida de alguém este ano. Pense grande – como se comprometer uma vez ao mês planejar um projeto filantrópico, ou pequeno – como comprometer-se a fazer aleatoriamente uma gentileza por dia. Estabeleça encontros frequentes para dividir suas experiências entre amigos (também conhecido como happy hour!). Você ficará surpreso como atos diários como estes podem somar ao longo do ano, e quão fácil é realizar estas metas quando se tem um time ajudando você com essas responsabilidades.





Dica # 4, Ouse Pensar Grande
Se tem uma dica para determinações no Ano Novo eu tenho ouvido uma constantemente, que é “Ser prática”. Para mim, quero estabelecer algumas metas além das últimas. Pense na sua grande ideia para este ano – algo fora da sua zona de conforto – que te leve a alcança-la. Este ano, eu digo para ousarmos em sermos um pouco menos práticos. Mais diálogo e trocas de conhecimento por favor!





Dica #5, Estabeleça um prazo firme
Sejamos realistas quando temos esperanças em cada promessa a ser realizada da sua lista. 3 meses? 9 meses? Bem na época de aproveitar o verão, ou antes do casamento da sua melhor amiga? 
Estabeleça um tempo rígido que irá lhe permitir uma margem de manobra suficiente (considere imprevistos) para todas suas novas ações, possibilitando novas conquistas – especialmente se esta criando um novo hábito.
Depois, pegue um marcador e circule a data no seu calendário. Uma contagem regressiva para sua meta pode ser justamente a motivação que você precisava para continuar a sua determinação do ano. E não se esqueça, quando você alcançar sua meta, se orgulhe e vibre intensamente!





Dica # 6, Cada um por si
Não deixe que outros lhe empurrem seus próprios “métodos para o sucesso” goela abaixo – incluindo eu! As intenções e determinações do Ano Novo são feitas para trazerem mais alegria e positividade em sua vida, e não um ataque de pânico.
Não existe uma regra pra todo mundo quando falamos em realizar e continuar suas aspirações, então a abordagem que cada um possui para alcançar seus objetivos e resoluções são diferentes.





Dica #7, Foque na sua jornada
...não no resultado. Mesmo se eles não forem exatamente como você imaginou, ou você deixou algumas metas de lado, apenas lembre-se do que aprendeu sobre você mesmo durante a caminhada. Se o propósito do Ano Novo é ter uma iniciativa para ter uma vida bem vivida, fazendo isso já não conta?

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Reavalie suas Prioridades


Durante e após o banho vários insights vieram como download em minha mente.
Toda mulher deveria saber o quanto um banho a luz de velas (não é preciso um banheiro chique com banheira * o meu tem só o box e é 3 x 2..rsrs) e enquanto a ducha libera a água quentinha na minha cabeça me vem o pensamento: isso é um hábito que criei para me conectar comigo mesma, enquanto isto ouço um sonzinho bem legal amenizando qualquer besteirinha que pudesse vir a me atormentar neste momento.

Uma coisa de cada vez..

Saio do banho, me enxugo gentilmente com a toalha e pego o body cream e foi tão engraçado porque toda vez que vou passar creme no corpo aproveito pra passar nas duas pernas de uma só vez (a mão direita na perna direita e a mão esquerda na perna esquerda) – sempre faltava creme para as coxas!
Hoje foi diferente.
Peguei um tanto de creme, apoiei minha perna esquerda no vaso e passei com as duas mãos o tanto de creme na perna inteirinha e Voilá! Neste mesmo instante me lembrei de uma sessão de terapia a anos atrás em que minha psicóloga me presenteou com uma enorme escova para lavar o corpo e o objetivo era falar com cada parte do meu corpo enquanto eu estava tomando banho. Ex.: Lavando o braço direito – “agora estou lavando o braço direito”, etc. E sabe porque estou te contando isso? Uma palavrinha bem conhecida: Ansiedade
Terminei passando o creme no corpo e me orgulhei por ter percebido algo tão simples e ao mesmo tempo tão óbvio!

Hábitos

Sim, vou dar meu braço a torcer ao meu marido que já vem me pedindo pra ler o livro O Poder do Hábito de Charles Duhigg que até hoje não li (só comecei...hehe) e te confirmo que tudo o que venho fazendo de mudança nos meus hábitos estão sendo de gigante transformação  na minha vida, seja física, psíquica, mental, emocional.
Imagine você que sabe que deve beber ao menos 1,5 litros de água por dia mas simplesmente não bebe, por mais que tente. Então de repente hoje me deparo bebendo mais de 2l por dia! Isso não é de se vangloriar!!??!! Parabéns pra mim! Hahaha
Com a água eu peguei uma garrafinha de 500ml e mudei o hábito de ao invés de deixa-la vazia, ela está sempre cheia, e quando tomo toda a água já logo me levanto pra enche-la de novo. Xô preguiça!

Revelando um Segredo (alguns vai....rsrs)

Reparei que vinha lutando pra fazer ginástica, yoga, beber água, escrever artigos, acordar cedo, meditar, ler livros, cozinhar, manter a casa limpa, cuidar dos gatos, das plantas, etc,etc.. Tá vendo a ansiedade ai? Pois é! Mas era tudo que estava nos meus projetos de 2016 poxa!
E foi aí que eu percebi que eu estava relutante comigo mesma pois as atividades que eu queria fazer estavam agindo como uma imposição e isso tira toda nossa vontade de perseverar. É a tal da auto sabotagem people!
Hoje estou fazendo tudo isso (exceto cozinhar porque o marido é um expert) e sabe como? Sem imposições! Sem luta! Apenas deixei rolar.
Mas o principal de tudo foi: fazer uma coisa por vez.

Reavalie suas prioridades

Este é um “quote” de uma carta que ganhei de presente de uma professora de yoga. E essa carta virou um quadrinho no meu escritório e todo santo dia ela fica na minha frente pra reflexão.
Ok, estou fazendo tudo que está no meu projeto mas com sabedoria, e a tecnologia possibilita colocar despertadores para nos lembrar de fazer ginástica, ler livro durante xx horas, beber água, etc.
 Hoje o despertador não serve só para te fazer pular da cama mas no sentido literal da palavra, faz você despertar para a atividade ou o lazer que você programou pra fazer. Então organizar seus horários e priorizar o que quer fazer é essencial também para cumprir tudo o que vem almejando fazer.

Tempo é valioso

Pra finalizar este post vou fazer o mesmo que fiz no último post pois pra mim é de grande valia e uma dica importante: sabermos o que gostamos e não gostamos; o que queremos e o que não queremos.
Quando minha terapeuta me pediu para escrever uma lista de coisas que eu gostava de fazer fiquei impressionada pois me lembrei só de 3 coisas e ter consciência disso é necessário para que o seu tempo seja um investimento te beneficiando com felicidade e alegria ao invés de puro stress e tristeza.
Fazer academia em exagero pode gerar stress, você sabia disso? Então se ligue em exercícios que você curta e que te faça sentir bem.

Espero que tenha curtido essas infos. O que você achou? Queria saber!
Um grande abraço,

Namastê,

Nádia

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Confesso um Descontrole

Este mês de janeiro de 2016 veio cheio de novidades pra mim com muita criatividade, interatividade, e agora vejo que não é a toa o que dizem por ai " 2016 é o ano de Renascimento do Sol" segundo os astrólogos, começando metodicamente por volta do dia 22 de março.

Contudo me veio um nó na garganta com o tanto de metas que coloquei na minha lista de "coisas que quero fazer em 2016" e este nó na garganta vem me perseguindo já a alguns anos, e apesar de estar convivendo com este nó, descobri que ele é na verdade um sinal de que alerta ou algo que não está certo. Afinal ter nó na garganta é a sensação de estar sendo esganada, por mim mesma.

Muitos projetos a cumprir pois quero colocar toda minha criatividade e conhecimento pra fora seja em forma de texto para que chegue às pessoas através do blog, tenho o projeto de criar um site oferecendo cursos via webinar e e-books gratuitos, estou com uma montanha de livros para ler e alinhar mais e mais meus conhecimentos. Estou implantando o método GTD na minha vida para colocar as idéias em prática e concretização, quero, quero, quero....UFA!

Você está assim também?!
Pois graças a um artigo que li me liguei que estava no piloto automático e consegui me acalmar.

Então vou comentar algumas técnicas quando estamos no "modo stress".

Para explicar melhor nosso cérebro possui o sistema reptiliano que nossos ancestrais usavam para que pudesse ficar, correr ou lutar contra predadores da época. Portanto nosso sistema neurológico avisa quando você está em perigo.

Mas hoje não temos mais "predadores externos" e o que ocorre é que este mesmo cérebro continua funcionando, exceto que os predadores de hoje são pensamentos negativos, metas estressantes, birra de criança, relacionamentos, contas, responsabilidades etc.. e quando lutamos ou fugimos torna toda a coisa ainda pior.

No fim das contas é tudo uma questão de ter tempo. Isto por que vivemos em um mundo moderno e estamos em estado de nervos 24hs por dia, 7 dias por semana respondendo a um estado primitivo que é o nosso cérebro reptiliano.

E aí nos sentimos paralisados - bombardeados pelo estresse experimentando sintomas psicológicos que estamos biologicamente programados para experimentar, respondendo ainda da forma primitiva que aprendemos.

Quando isto se prolonga o estresse causa um efeito negativo na sua saúde e na sua vida. Efeitos nocivos como pouco sono, um sistema imunológico comprometido, função digestiva desequilibrada, aumento de gordura na região abdominal, mudança na pressão arterial, fadiga mental, mau humor, ansiedade por doce, inflamações, e dores crônicas.

Eu tive experiências com a maioria e nenhuma delas é legal de se ter. A pior parte era quando precisava acordar pois eu estava tão esgotada e exausta a ponto de me entregar.
Não é de admirar porque tive estresse!

Reinicie seu relacionamento com o estresse

Quando finalmente me dei conta de que o lugar de onde ele vinha era por amor e proteção, eu decidi de uma vez por todas remendar meu mal relacionamento com o estresse.

Estou convencida que nosso relacionamento com o estresse é uma relação que não pode deixar de ser curada. Nossa saúde, felicidade e sanidade estão conectados a isto.

Aqui estão 3 etapas para que você possa re-iniciar seu relacionamento tóxico com o estresse e restaurar o seu lugar de direito que é como sendo o seu aliado. (by Catarina Andrade)

1. Mude sua mentalidade quando se falar em "estresse"


Pare de falar mal sobre o estresse culpando-o por arruinar sua vida. Não é uma força externa do mal querendo te pegar, portanto mostre a si um pouco de respeito. Primeiramente para que ele fique do seu lado, você precisa acreditar que ele está do seu lado e que você está no controle.

Acreditando que o estresse tem seus melhores interesses em mente, agora eu me pergunto: O que minha experiência de estresse agora está tentando me dizer?

Para mim é frequentemente um sinal de que eu tomei muitas decisões ao mesmo tempo e preciso desacelerar. Ou, que tenho priorizado todos os outros e não fui tomando conta de mim mesma.

2. Conserte a sua relação com o estresse.

Em vez de julgar o stress, começar a se esforçar para conhecer suas respostas ao estresse. Como qualquer relacionamento de suporte que é baseado na confiança e no respeito mútuo, o primeiro passo é ouvir. Preste atenção e fique curioso:

Como é a sua experiência única de sentir o stress?
Quais são os seus gatilhos?
Onde é que o estresse aparece em sua vida?

"Eu sinto o stress nas costas, pescoço e dor no ombro, associada a uma sensação de aperto no estômago que é muitas vezes acompanhada de problemas digestivos." 

Já eu tenho nós na garganta, um aperto que tira me fôlego e sinto falta de ar além de aperto no joelho esquerdo.

Alguns dos gatilhos incluem prazos de trabalho, o agito de viagens (correndo para conseguir um milhão de coisas feitas antes de uma viagem), privação do sono, a combinação mortal de glúten e produtos lácteos, minha caixa de entrada de e-mail, sentir apressado, e ter que buscar o meu filho e colocá-lo en seu assento de carro.

3. Altere o modo como você se envolve com o estresse.

Aprenda a se acalmar quanto a sua resposta ao estresse. A maioria de nós não sabe como ou porque não fomos ensinados. É tão simples como aprender algumas novas habilidades para colocar em uso quando você sente estresse recebendo o melhor de você, e comprometendo-se realmente a usá-los.

A mãe natureza não nos teria dado uma resposta altamente sensível de estresse se não precisássemos dele. Ela também não teria feito isso sem nos equipar com maneiras simples para desligá-lo. Respiração, riso, meditação, e mudar o nosso diálogo interno são alguns exemplos disso.

Nós nos tornamos tão ocupados em nossas vidas que perdemos contato com esse estresse e transformamos em nosso inimigo.Isto é incapacitante porque estamos realmente no controle de nossa mente e corpo, de modo que estamos no controle de nossa experiência de stress.

Eu uso técnicas diferentes para desligar a minha resposta ao estresse, dependendo do gatilho e do estresse que estou enfrentando, o quanto desesperada eu estou, e onde estou. Alguns são mais propício para ser feito em público do que outros. Recentemente, fiz uma meditação kundalini onze minutos com os braços no ar em um avião, mas muitos achariam estranho!

Quando é uma pessoa me causando perturbação como o meu bebê quando ele está em modo de birra-eu descobri que é importante manter-se presente, conectado, e "ser legal". Nesses casos eu escolho técnicas que não envolvam fechar os olhos ou fazer qualquer coisa que seja visível ou óbvia com o meu corpo.

Por exemplo, atualmente estou amando silenciosamente repetir a frase "tudo está bem" na minha cabeça quando eu sinto os meus níveis de estresse crescente, e combinando isso com respiração abdominal.

Primeiro, levo a consciência para a respiração. Respiração através do nariz, conscientemente começo a abrandar e aprofundar a respiração, certificando-se de que o meu abdômen também está se expandindo para fora (na inspiração) e contratação (na expiração) a cada respiração. Colocando a mão na minha barriga ajuda.

Então, eu começo a repetir a frase "tudo está bem" na minha cabeça enquanto eu inalo, e repito novamente ao exalar. Enquanto faço isso, mantenho minha consciência em minha respiração e no movimento do meu abdômen. E continuo repetindo esta frase padrão de respirar por um minuto, ou mais, se necessário.

Diminuir o ritmo da minha respiração me ajuda a conectar com o momento presente e desliga automaticamente as respostas ao estresse do meu corpo. Repetindo "tudo está bem" remodela meus pensamentos e sinais na minha mente de que eu estou segura, também ajuda na mudança do modo de "luta ou fuga".

Basicamente, eu estou me assegurando de que não há predador no quarto, e isso é bom para relaxar!"

Agora o link: http://tinybuddha.com/blog/why-stress-is-good-for-you-and-how-to-respond-to-it/

Este artigo me ajudou a recolocar meu estresse no lugar certo e seguir em frente sem paranóia, levando um dia de cada vez.

Namaste
Nádia

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

2016 Chegou * E você... continuará lagarta ou se transformará em Borboleta?

Pronto! 2016 Chegou e cá estamos com mil e uma listas para executar, e projetos para iniciar.... ou não....

Tem gente que diz “sei que esse ano vair ser igual aos demais”... Por mim ok, tudo bem. É você quem vai continuar aí  (peço o perdão da palavra) nesse “ofurô de cocô”, então fique aí que é bem mais quentinho e quanto menos você se mexer menos vai feder!
Oooooou..... Você pode parar de mimimi, chorôrô, lengalenga e começar a escolher as suas atitudes, os seus pensamentos, as pessoas que te cercam, o seu peso, o seu carro, o seu emprego/trabalho, a SUA VIDA!
Tem muuuuita gente nessa pegada e muuuita gente querendo ajudar!! De verdade! Inclusive Euzinha aqui!

Mas preste atenção: Você quer transformação na sua Vida? De verdade? Quer se dar ao trabalho de as vezes ter que acordar as 5 da matina pois você já tem um emprego que come todo o seu horário e depois pode ficar cansadão; ou se você tem filho nunca vai ter tempo pra nada mesmo....nem durante aqueles 10 min em que seu filho está dormindo mas que provavelmente daria tempo de fazer um exercício (juro, hoje existem muitas modalidades de 10 min.), ahhh e tem o medo claro, sem ele a maioria das pessoas não estariam empacadas com seus projetos que nunca saem do papel.

Bom, atualmente existem ferramentas e técnicas pra tudo, tudinho mesmo! Desde uma agenda que controla o timer da atividade que você deve executar para conquistar seu objetivo a aplicativos para aprender yoga e orientação em grupo como as “lives” do Periscope que ajudam muito. E tudo isso é show de bola!

Senta que lá vem mais perguntas: Você sabe quem você é? Sabe o que realmente quer? Sabe por que quer mudar seja de emprego, de cônjuge, de casa, de cidade, país, perder peso. Você realmente sabe?

Então venho aqui pra te contar que toda a saga de um indivíduo que realmente quer trilhar um novo caminho deve se conscientizar que existem vários caminhos. Alguns curtos porém tortuosos que até dá pra chegar mais rápido em alguns objetivos que estavam na sua lista, outros caminhos já mais longos que vão exigir mais de você e que possam talvez até te paralisar!

A minha transformação não foi diferente, e na verdade ela vem sendo e sempre será pois pra quem quer correr atrás da transformação e transcendência nunca mais para de buscar.
 São tantos os arquétipos que podemos trabalhar como o “Amor”, a Verdade”, a “Integridade” , etc, que estão intrínsecos no inconsciente coletivo prontos para serem aprimorados dentro de nós.

Aproveito pra informar que 17% da população mundial possui depressão, 40% sofre de insônia. O aumento de consumo da Ritalina (substância para aumento de concentração) aumentou em 75% e a baixa autoestima continua sendo um dos principais temas nas revistas e pesquisas científicas devido ao vazio no peito por não se conhecer ou não viver sua missão de Vida.

Portanto vou fazer um pedido a você. Se você ficou até aqui e realmente tem a intenção da busca da transformação pessoal e/ou profissional te desafio a preencher uma lista com 10 itens do que você gosta de fazer.
Porque estou pedindo isto? Ora bolas, se você não souber o que mais gosta de fazer, quem mais vai saber? Ahh talvez resgatando memórias de criança, ou buscando informações com seus parentes mais próximos, amigos de infância, e também vale pensar enquanto estiver no chuveiro ou em um momento particularmente calmo.

Claro que pode ser que você possa ter preenchido tudo rapidamente, ou levar mais tempo do que esperava, ou nem chegou ao terceiro item para preencher a lista, esse foi bem o meu caso. Mas como dizia o Chaves “não se irrite”! Isso já é um grande começo para você se conscientizar que você não se conhece tão bem quanto imaginava.
E quando lembrar de umazinha que seja, veja se você está colocando ela em prática! Não? Ah então esse já é um grande começo para você ir em busca de si mesmo, das suas vontades, dos seus desejos e não o do outro. De se completar com algo que você gosta.
E se você já faz muito do que está na lista, com certeza tem algo que está no seu desejo de conquistar pois o ser humano que inicia sua jornada do herói tem fome de saber mais, ajudar mais, enxerga a vida com maior perspectiva!
No meu caso foi ter uma bicicleta cor de rosa com cestinha e todos os acessórios possíveis e inimagináveis! Quando ando com ela me lembro da época de infância quando eu e minha família íamos para o interior de Minas Gerais e me sentia livre, corria com a bike e abria os braços, e assim foi quando morei fora do país e também tive a experiência de sentir o vento batendo no rosto e me sentindo pertencente a esse mundão!

Sou palestrante do Prospere eliminando Crenças com a técnica da EFT. E pra quem nunca ouviu falar a EFT significa Emotional Freedom Techniques que em portuga significa Técnica de Libertação Emocional. É uma técnica ímpar para limpar emoções e pensamentos negativos que geram padrões e reforçam ações automáticas que nos prendem neste casulo que achamos estar fechado para sempre!

Quem estiver iniciando a jornada e ainda é uma lagarta, tem muito ainda o que percorrer, mas fique atento! Como diz Cortella a “Vida é muito curta pra ser pequena!” portanto vá atrás dos seus desejos e da Vida que você escolhe ter. Uma bela borboleta desenvolverá dentro do casulo e assim que a metamorfose for completada ela se libertará e voará plenamente!



A Prosperidade vem de dentro pra fora! Você prospera de acordo com seu entusiasmo de ver a vida e de viver a vida!

Portanto se está de saco cheio, volto a repetir: pare de mimimi, chorôrô e lengalenga!

Faça a lista e depois me conte o que você achou dos itens que preencheu!

Desejo de coração e alma um 2016 Esplêndido! Colocando toda essa lista em prática!


" Devemos estar dispostos a se livrar da vida planejada, de modo a ter a vida que está esperando por nós . A pele velha tem que ser retirada antes que a nova possa vir. " - Joseph Campbell

Gratidão,

Nádia

DISK 180

DISK 180
Central de Atendimento à Mulher é gratuita e funciona 24 horas por dia, de segunda a domingo, para orientar a mulher vítima de agressão.